quarta-feira, 23 de março de 2016

3a fase do projeto (2013 a março/2016): Gramaticalidade e Lexicalização

O projeto vincula-se à linha de pesquisa "Língua e sociedade: variação e mudança” do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. As pesquisas assumem um destes enfoques para o exame da variação e/ou mudança: (i) funcional(-cognitivista) ou (ii) sociofuncionalista.   
(i) As investigações centram-se na compatibilização entre construções (in)transitivas e formas verbais simples ou complexas, nas construções de estrutura argumental, na gramaticalidade das formas verbais simples ou complexas e na gramaticalização ou lexicalização de certas construções verbais ou verbo-nominais. Pesquisam-se, entre outros fenômenos, o comportamento discursivo-pragmático, semântico e morfossintático das formas verbais que se envolvem nesses processos de mudança linguística, a categorização funcional dessas formas e das construções que elas formam, o nível de gramaticalização e/ou lexicalização dessas estruturas em comparação com seus usos em outras construções que não se submetem a tais processos, as funções semânticas e discursivo-pragmáticas das construções. Para tanto, somam-se orientações da Gramática das Construções e do enfoque de mudanças construcionais e de construcionalização a orientações do Funcionalismo já adotadas no projeto. 
(ii) As investigações centram-se na alternância, seguida ou não de mudança, de (a) formas verbais simples, (b) predicadores simples e complexos e (c) complexos verbais. Pesquisam-se, entre outras construções: construções impessoais, construções com verbo suporte em relação de equivalência com construções com verbos plenos, construções com SE apassivador/indeterminador com predicadores simples e/ou predicadores complexos.  E examinam-se os processos de variação e mudança dessas construções com base na articulação de orientações do Funcionalismo e da Sociolinguística. Com base num olhar sociofucionalista dos fenômenos linguísticos, lida-se com os problemas das restrições, da transição e da avaliação, desenvolvendo-se as análises de materiais relativos a usos, a percepções e a atitudes no Brasil e em Portugal, nas modalidades oral e escrita e em diferentes domínios discursivos.  Têm especial importância as funções semânticas e discursivo-pragmáticas das construções na elaboração do sentido textual e em diferentes espaços comunicativos.  
Com os resultados obtidos, tenciona-se, em última instância, fornecer subsídios para um tratamento dos temas relativos a predicação e a construções envolvendo verbos, em material produzido no âmbito da descrição linguística e do enfoque didático-pedagógico, mais condizente com os usos e as percepções dessas estruturas.

Um comentário:

  1. Confira o novo site do Projeto, publicado em 2020:

    https://projeto-predicar.wixsite.com/predicar

    ResponderExcluir